
Em um processo de pintura, a preparação das superfícies é uma das etapas mais importantes. Por isso, nesse momento, é comum surgirem dúvidas a respeito de quais produtos utilizar, como: qual é a diferença entre massa corrida e massa acrílica?!
Apesar de terem finalidades similares, as composições possuem especificações distintas, principalmente relacionadas a indicações de uso. Pensando nisso, para você entender a diferença entre massa corrida e acrílica, preparamos este artigo recheado de informações. Continue a leitura e confira!
Massa corrida ou massa acrílica: entenda as funções!
Antes de mais nada, você sabe para que serve a massa acrílica e a massa corrida?! Disponíveis em diferentes embalagens, ambas são utilizadas na etapa da preparação de pintura, ajudando a corrigir imperfeições e nivelar as superfícies.
Tanto a massa corrida quanto a massa acrílica favorecem a pintura, tornando a aplicação de tinta mais simples. Além disso, por deixarem as superfícies lisinhas, elas contribuem para a aderência, a durabilidade e o acabamento da tinta.
Então, qual é a diferença?!
Afinal, qual é a diferença entre massa acrílica e massa corrida? Embora as funções sejam semelhantes, a massa corrida é indicada apenas para superfícies sem contato com água ou umidade. Já a massa acrílica pode ser aplicada tanto em áreas secas quanto úmidas, como banheiros, lavanderias e cozinhas.
A razão dessa distinção é que a massa acrílica possui uma composição mais resistente a intempéries como chuva, sol, variações de temperatura e umidade. Assim, ela pode ser aplicada sobre rebocos, assentamentos e revestimentos de tetos ou paredes, tanto em ambientes internos quanto externos.
Por outro lado, a massa corrida, também conhecida como PVA, possui uma fórmula mais sensível às ações do tempo, sendo indicada apenas para ambientes internos secos. Nesse sentido, ela pode ser aplicada sobre superfícies à base de concreto, alvenaria, gesso e fibrocimento.
Como aplicar massa corrida e massa acrílica?

diferença entre massa corrida e massa acrílica
Ao entender para que serve massa corrida e massa acrílica, assim como quais são as diferenças entre elas, fica mais fácil escolher a ideal para seu processo de pintura. Dessa forma, você já pode descobrir como aplicá-las!
Basicamente, em relação à aplicação, não há uma grande diferença entre massa corrida e massa acrílica. Assim, para ambas, o primeiro passo no processo é garantir que a superfície esteja seca, limpa, curada e impermeabilizada. Feito isso, é necessário deixá-la uniforme, lixando e retirando o excesso de pó com um pano úmido.
Depois, é só esperar secar completamente e começar a aplicação que, normalmente, é feita com uma desempenadeira ou uma espátula de aço. No caso da massa acrílica, a dica é começar a cobertura aplicando camadas finas e sucessivas até preencher toda a superfície.
Já para a massa corrida, comece a aplicá-la do canto para o centro e de baixo para cima. Não se esqueça de seguir as instruções relacionadas às quantidades de demãos e ao tempo de secagem presentes nas embalagens.
Cuidados
Vale lembrar que é muito importante se certificar das condições da superfície e tratá-las antes da cobertura, já que problemas como mofo e infiltrações podem afetar todo o processo. Além disso, é recomendado manter o ambiente aberto, ventilado, fresco e distante de fontes de calor, durante toda a aplicação.